Workshop

O 1º Seminário Internacional do projeto Softplan decorreu a 09 de Maio de 2019, no Instituto de Ciências Sociais, ICS-ULisboa.

Reunindo um conjunto de peritos nacionais e internacionais, bem como representantes da Administração Central e Local Portuguesa, o workshop internacional “Soft Planning & Territorial Design” debateu a forma como estes novos espaços de planeamento suave, não vinculativo, têm vindo a emergir na dialética política e institucional entre o ordenamento do território e o desenvolvimento regional. Foram discutidas questões como a influência da União Europeia no aparecimento e definição destas formas soft de planeamento, a redefinição de escalas de planeamento e o reescalonamento territorial de poderes e responsabilidades, bem como o papel do desenho territorial nos processos de governança e desenvolvimento territorial.

O workshop foi promovido pela Universidade de Lisboa, numa parceria entre a Faculdade de Arquitetura/CIAUD e o Instituto de Ciências Sociais, e ocorre no âmbito do projeto de investigação SOFTPLAN – From Soft Planning to Territorial Design: Practices and Prospects, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.